CALENDARIO 2009 OU 2010 NO COREL


Leia também a ultima materia:


Quem já passou várias horas, em frente ao computador compondo, editando, diagramando, o dia-a-dia e o mês-a-mês de calendários? E, este fim de ano, é uma ótima oportunidade para fazer calendários, seja para seu cliente ou até mesmo para presentear alguém. Com o CorelDRAW é possível fazer um calendário completo mas, para isso, a opção Visual Basic tem que estar instalada. Caso não esteja, coloque novamente o CD de instalação do CorelDRAW e selecione esta opção na instalação. Então vamos lá!

Abra o CorelDRAW (estou utilizando a versão 12). No menu, selecioneFerramentas > Visual Basic > Executar, conforme figura abaixo:

image not available

Em seguida, na janela “CorelDRAW 12 macros do Visual Basic for Applications” que abrir, vá no item “Macros em” e selecione a opção“CalendarWizard (CalendarWizard.gms)”, conforme a figura abaixo:

image not available

Com a opção “CalendarWizard” carregada, clique no botão “Executar”.

image not available

Novamente, abrirá uma outra janela “Oberon Calendar Wizard v3.2” com todas as opções de configuração do calendário, veja abaixo:

image not available

1 – Calendar Date
Year: Define o ano do calendário.
- Escolha o ano de 2006.
All: seleciona todos os meses.
- Selecione todos os meses.
None: limpa a opção dos meses.

2 – Calendar Language
Language: opção para escolher o idioma do calendário.
- Escolha a opção “portuguese”.
Week starts on: opção para escolher com qual dia da semana vai ser iniciado o calendário.
- Neste modelo, escolhi a opção “Sunday”.

3 – Layout
São 20 opções de layouts a escolher.
- Escolha a opção “Year: Image + 12 Small [Left’>”. Dependendo da opção de layout que você escolher, vai ter ou não uma área definida representada por um quadrado ou retângulo na cor cinza. Este espaço é reservado para você colocar uma imagem, logotipo, foto, grafismo, ou seja, uma área determinada para você colocar o que quiser.

Itens 4, 5 e 6
São itens de configuração do calendário: margens da página (esquerda, topo, direita e base), títulos dos meses, títulos dos dias da semana, bordas, linhas, cores, tipos e tamanhos de fontes, etc.
- No modelo, foi utilizado fonte “Arial”. Veja abaixo:

image not available

7– Create Calendar in Current Document
Se estiver selecionado, o calendário será criado de acordo com o tamanho do documento (página) atual.
- Utilize um tamanho de papel A4 e deixe esta opção selecionada. Se não estiver selecionado, você pode optar por outro tamanho de papel personalizado.

8 – Formatting Style
Opção para salvar as configurações e/ou alterações do calendário.
- É importante que você salve o modelo de calendário criado, caso contrário, terá que configurar o modelo novamente quando iniciar o CalendarWizard. Clique no sinal de “+”, e uma janela abrirá. Dê um nome ao modelo e clique “OK”. Pronto, o modelo já está salvo como um template.

9 – Expand
Amplia o campo de visão para a configuração do calendário.
- Se preferir, clique neste botão para ampliar o tamanho do calendário para melhorar sua visão.

Depois de fazer toda a configuração do modelo de calendário e salvo o template dele em “Formatting Style”, clique no botão “Generate” e, na janela que se abrir “Finished generating the calendar”, clique no botão “OK”.

Pronto! O modelo de calendário configurado foi gerado na página da área de trabalho. Se você ainda quiser, poderá fazer alterações, mudanças de cores, alterar fontes e diagramação na própria área de trabalho. Assim que fizer estas alterações, salve seu documento. Esta é a grande praticidade e facilidade para gerar calendários a partir do CorelDRAW.

image not available

Se quiser obter uma nova versão do CalendarWizard (versão 4.1) com mais modelos e estilos de calendários, clique aqui para fazer o download.

2 comentários:

Unknown on 12 de agosto de 2009 às 17:18 disse...

KRA C ME SALVOU VELHO, MEXO COM ESSE PROGRAMA DESDE 1998 E NAUM SABIA CRIAR UM CALENDÁRIO, MUITO OBRIGADO! VC ABRIU VÁRIAS PORTAS DE POSSIBILIDADES P/ MIM

Nath on 17 de dezembro de 2009 às 03:38 disse...

Adorei, mais ñ enho o corelDraw 12 mas sim 14... ele nao tem essa opção. O que eu faço??

Postar um comentário

 

. Copyright © 2008 Black Brown Pop Template by Ipiet's Blogger Template