UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CENTRO TECNOLÓGICO
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
curso de pós Graduação – lato sensu
engenheiro de CAMPO SMS
TRABALHO DE FIM DE CURSO
TÍTULO DO TRABALHO DE FIM DE CURSO
nome(s) do(s) autor(Es)
VITÓRIA – ES
Mês/2008
nome(s) do(s) autor(es)
TÍTULO DO TRABALHO DE FIM DE CURSO
Parte manuscrita do Trabalho de Fim de Curso elaborado pelo(s) aluno(s) Nome(s) do(s) Autor(es) e apresentado ao Colegiado do Curso de Pós Graduação – Lato Sensu, em Engenharia de Campo SMS do Centro Tecnológico da Universidade Federal do Espírito Santo, para obtenção do certificado Especialista.
VITÓRIA – ES
Mês/2008
nome(s) do(s) autor(es)
TÍTULO DO TRABALHO DE FIM DE CURSO
COMISSÃO EXAMINADORA:
___________________________________
Título (Prof., Prof. MsC, Prof. Dr., Eng.)
e Nome completo
Orientador
___________________________________
Título (Prof., Prof. MsC, Prof. Dr., Eng.)
e Nome completo
Co-orientador(opcional)
___________________________________
Título (Prof., Prof. MsC, Prof. Dr., Eng.)
e Nome completo
Examinador
___________________________________
Título (Prof., Prof. MsC, Prof. Dr., Eng.)
e Nome completo
Examinador
Vitória - ES, dia, mês, 2008
É onde o autor dedica à obra ou presta homenagem a alguém, num texto curto.
Os agradecimentos devem ser feitos a pessoas ou instituições que contribuíram de alguma forma para a realização do trabalho, como por exemplo:
Agradeço a Wagner Teixeira da Costa a elaboração do estilo em Word, a partir do qual foi construído este modelo para o Trabalho de Fim de Curso.
Figura 1 - Estilo 10
Figura 2 - Robô quadrúpede 13
Tabela 1 - Capacidade instalada de geração 15
dedicatória i
agradecimentos ii
Lista de figuras iii
lista de tabela iv
simbologia v
glossário vi
SUMÁRIO vii
resumo ix
1 O MODELO 10
1.1 Introdução 10
1.2 Capítulos 10
1.2.1 Texto Técnico 11
1.2.1.1 Níveis das seções 11
1.3 Simbologia e Glossário 11
1.4 Conclusões 11
2 figuras 13
2.1 Introdução 13
2.2 Como se referenciar a uma figura 13
2.3 Como colocar legenda em figura 13
2.3.1 Como fazer a lista de figuras 14
2.4 Conclusões 14
3 tabelas 15
3.1 Introdução 15
3.2 Como se referenciar a uma tabela 15
3.3 Como colocar legenda em tabela 15
3.3.1 Como fazer a lista de tabelas 15
3.4 Conclusões 16
4 sumário 17
4.1 Introdução 17
4.2 Como se fazer o Sumário 17
4.3 Conclusões 17
5 como fazer REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18
5.1 Introdução 18
5.2 Como se fazer uma referência bibliográfica 18
5.3 Conclusões 18
6 cópias do trabalho 19
6.1 Introdução 19
6.2 Cópia eletrônica 19
6.3 Conclusões 19
7 conclusões 20
apêndice a 21
referências bibliográficas 22
Desenvolveu-se um modelo para os trabalhos escritos resultantes dos projetos de graduação do curso de Engenharia Elétrica da UFES. Um resumo deve apresentar de modo conciso o conteúdo do texto, destacando o objetivo, a metodologia e os aspectos mais importantes do trabalho, não devendo ultrapassar 200 palavras.
Para gerar os títulos dos capítulos, substitua a formatação pelo estilo Título 1, conforme apresentado na figura 1. O texto já está formatado e a numeração das páginas também.
Este é um modelo para que os projetos de graduação tenham uma referência a ser seguida. Durante o texto serão dadas informações sobre como usar o modelo e também algumas informações sobre como se referenciar a figuras, tabelas e bibliografias no decorrer da escrita do trabalho. Uma outra fonte, que também pode auxiliar na escrita do projeto de graduação, é o guia para apresentação de trabalhos que pode ser adquirido na Biblioteca da UFES [1][1].
Esta é uma sub-seção. Para que uma sub-seção seja gerada substitua a formatação pelo estilo Título
Cada capítulo deve contemplar sempre: Introdução, desenvolvimento, conclusões. Estas conclusões, no caso de cada capítulo, devem chamar a atenção do leitor para as principais idéias discutidas e introduz, faz a ligação, com o capítulo seguinte. Já as Conclusões Gerais, que devem compor um capítulo, retomam as principais idéias do trabalho e evoluem para a sua grande conclusão, apontando, também, para possíveis propostas de continuidade do trabalho.
É aconselhado que um texto técnico seja escrito sempre no impessoal. (Exemplos: fez-se...; calculando-se...; considerem-se as seguintes equações...). Devem ser evitadas concordâncias nas primeiras pessoas do singular e do plural.
Esta é uma sub-sub-seção. Para que uma sub-sub-seção seja gerada substitua a formatação pelo estilo Título
Este é o último nível formatado para as sub-seções. Existe ainda um nível 5 formatado porém, é para ser usado para as seções correspondentes ao Resumo, Agradecimentos e Dedicatória.
Esta é uma sub-sub-sub-seção. Para gerar uma sub-sub-sub-seção substitua a formatação pelo estilo Título
Aconselha-se a não utilizar mais que 4 níveis de sub-seções.
Uma Simbologia é sempre útil quando há muitas equações, nas quais são usados muitos símbolos, ou demasiadas siglas. Um Glossário é também útil quando aparecem muitos termos ou expressões pouco comuns para o leitor e que tornariam o texto muito pesado se fossem explicadas dentro dele.
Na seção Simbologia, as listas de abreviaturas, de siglas e de símbolos usados no texto devem ser apresentados em ordem alfabética, seguidos da expressão correspondente por extenso. O mesmo procedimento deve ser seguido para a relação de termos que irá compor o Glossário.
No Capítulo I foi apresentado como deve ser a divisão de cada capítulo de um trabalho, começando por uma introdução, passando pelo desenvolvimento a que se refere o capítulo e por fim as conclusões relacionadas ao que foi discutido no capítulo.
Nos próximo capítulo, dando continuidade à elaboração de um modelo para projeto de graduação, será apresentado como se referenciar a uma figura no texto e como elaborar a lista de figuras.
Cada capítulo novo deve ser começado numa página de frente nova. O texto fica mais elegante.
Neste capítulo será discutido como lidar com as figuras que deverão ser apresentadas no texto.
Como se referenciar a uma figura
Sempre que no texto se fizer referência a uma figura, não use a expressão “figura abaixo, ou ao lado”, use a figura numerada, por ex: Na Figura 1 pode-se ver o robô desenvolvido por professores e alunos do curso de Engenharia Elétrica da UFES.
Como colocar legenda em figura
A colocação da legenda da figura já está formatada, basta fazer: na barra de Menu clique em Inserir, depois clique
Para fazer a lista de figura, vá para a folha deste texto cujo título é LISTA DE FIGURAS. Na barra de Menu clique em Inserir, depois clique em Índices e depois em Índice de figuras e selecione em Nome da legenda o objeto Figura. Depois clique
Neste capítulo apresentou-se o tratamento que deve ser dado às figuras no decorrer de um texto. No capítulo a seguir será usada a mesma abordagem para Tabelas.
Num texto técnico é comum o uso de tabelas para que se possa apresentar dados de uma maneira clara e consistente.
Como se referenciar a uma tabela
A colocação de tabelas segue o mesmo procedimento que foi descrito para colocação de figuras. As tabelas também devem ser numeradas e legendadas. O texto fica mais claro e organizado, por ex.: A Tabela 1 apresenta a capacidade instalada de geração do parque energético brasileiro [2][2].
Tabela 1 - Capacidade instalada de geração
Como colocar legenda em tabela
Siga o mesmo procedimento usado para colocar legenda em figura, tomando o cuidado de selecionar em Nome, o objeto Tabela.
Para fazer a lista de tabelas, vá para a folha cujo título é LISTA DE TABELAS. Na barra de Menu clique em Inserir, depois clique em Índices e depois em Índice de figuras e selecione em Nome da legenda o objeto Tabela, depois clique
Foi apresentado como usar tabelas num texto. A seguir, no próximo capítulo, será discutido como se fazer um sumário.
No Sumário é feita a apresentação das divisões do trabalho na mesma ordem em que se sucedem no corpo do texto, seguidas da respectiva paginação.
Para se fazer o Sumário do trabalho, proceda assim: vá para a folha cujo título é SUMÁRIO. Na barra de Menu clique em Inserir, depois clique em Índices e depois em Índice analítico e selecione em Nível o número corresponde aos níveis de seções usados, que no caso é 5, depois clique
Sempre que precisar atualizar o Sumário, use a tecla F9 depois de posicionar o cursor em algum ponto do texto do Sumário.
Foi apresentado neste capítulo, como proceder para se fazer o Sumário usando o modelo para Projeto de Graduação. No capítulo a seguir será apresentado como se fazer uma referência bibliográfica.
como fazer REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Num texto é comum se fazer referência a outros textos já existentes, figuras, tabelas, etc. Sempre que se fizer uma afirmação importante, citar uma idéia desenvolvida por alguém e que será aplicada no trabalho, é importante e ético que se dê o crédito a quem de direito e isso se faz através da referência que deve ser descrita no fim do trabalho, sob o título REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
Como se fazer uma referência bibliográfica
No capítulo 1 é citado o guia de escrita de trabalhos, editado pela Biblioteca da UFES, mas não é informada no texto a descrição completa do documento. A descrição completa do documento deve ser feita no capítulo REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, e a numeração entre colchetes que aparece no texto, no caso 1 por ser a primeira, é que faz a ligação entre o texto na qual a referência é citada e o capítulo dedicado às referências bibliográficas. Outro exemplo no qual é necessária uma referência é a apresentação, no texto, da Tabela 1 que foi copiada da Sinopse do Balanço Energético. Para que seja feita a referência ao documento de origem do qual a tabela foi retirada, colocou-se novamente a numeração entre colchetes, [2] no caso deste texto, que aponta para a descrição deste documento no capítulo de referências bibliográficas.
Para se fazer a referência bibliográfica, siga a norma NBR 6023 da ABNT. Na Biblioteca Central da UFES pode ser comprado o guia para a escrita das referências [3].
Neste capítulo foi apresentado o procedimento para se fazer uma referência bibliográfica e mostrado a importância de se dar os créditos a quem de direito. Falta agora, no capítulo das Referências Bibliográficas, descrever completamente o documento a que se fez referência no texto.
Pelas normas para Projeto de Graduação, o aluno deve entregar à Coordenação de Projeto de Graduação uma cópia escrita da versão final do trabalho e uma cópia eletrônica.
A Coordenação, por experiência adquirida no processo, sugere que a cópia eletrônica deve ser
Cole um envelope na contra-capa da cópia do trabalho que será entregue à Coordenação e coloque o CD dentro.
Foi sugerido que a cópia eletrônica seja
Neste modelo foram apresentadas algumas sugestões para que possam auxiliar os alunos na escrita dos Projetos de Graduação, tornando os textos mais elaborados e profissionais, servindo de experiências para a escrita de outros trabalhos no decorrer da carreira técnica de cada um.
No apêndice deve ser apresentado material suplementar de possível interesse para consulta durante a leitura do texto, não sendo, porém, parte integrante do trabalho e nem sempre de autoria do próprio autor. Por exemplo, um decreto-lei citado no texto do trabalho.
Caso haja mais de um, cada apêndice é indicado pelo termo APÊNDICE, seguido da letra de ordem.
[1] UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Biblioteca Central. Normalização e apresentação de trabalhos científicos e acadêmicos:guia para alunos, professores e pesquisadores da UFES. 2. ed. Vitória, 1997.
[2] MINISTÉRIO DAS MINAS E ENERGIA. Balanço Energético Nacional [on line]. 2001. Disponível: http://www.mme.gov.br/sen/dadhist/Tsinop_p.htm [capturado em 02 out. 2001].
[3] UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Biblioteca Central. Guia para normalização de referências bibliográficas: NBR 6023. 2. ed. Vitória, 1997.
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